Entenda o que é o CPC

Entenda o que é o CPC

          O CPC é um indicador desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) para representar o efeito do clima sobre o desempenho da cultura.  Significa “Coeficiente de Produtividade Climática” e é dado pela razão entre a produtividade (em tonelada de cana por hectare - TCH, por exemplo) da safra atual e a produtividade da safra anterior, variando normalmente entre 0,7 e 1,3.

           Quando o CPC é maior que a unidade, o Sistema TEMPOCAMPO indica que o clima dessa safra está melhor que o da safra anterior. Por outro lado, quando o CPC cai abaixo de um, a perspectiva é negativa e a tendência é de que o clima da safra atual resulte em condições de produtividade inferiores à safra passada.

          Por exemplo, se o CPC para uma dada localidade foi de 1,02, o modo correto de interpretar este valor é de que clima dessa safra elevará a produtividade em 2% em relação à safra passada. Se o CPC é igual a unidade, a indicação do Sistema TEMPOCAMPO é de que o clima da safra atual vem resultando no mesmo nível de produtividade da safra anterior. 

 

×
Chat Online via:
Facebook Messenger
Contato
(19) 3447-8507